Boca do Lixo
Artista popular

Boca do Lixo

A Cia Boca do Lixo de Circo, Teatro e Música celebra em 2025, 18 anos de história reafirmando sua vocação pela arte como instrumento de transformação social. Fundada em 2007 por um grupo de jovens engajados com arte e educação, a companhia se firmou como referência na divulgação das manifestações culturais brasileiras, especialmente por meio da palhaçaria estendida aos territórios do circo e da música.

Ao longo desta jornada a companhia já rodou por 10 estados brasileiros, com espetáculos, oficinas e brincadeiras. Teve diversos projetos contemplados por meio de editais do município, do estado e governo federal, viabilizando a montagem e circulação do processo artístico do grupo.

Esteve presente na programação de grandes eventos culturais e ambiental do país, como Rio +20 e Encontro Internacional de Palhaço Anjos do Picadeiro de 2012, Mostra SESC Cariri de Culturas de 2014, diversas edições do Encontro de Culturas Tradicionais da Chapada dos Veadeiros, TENPO - Mostra Nacional de Teatro de Porangatu, entre outros festivais, encontro e mostras de circo e teatro.

No início de 2016 montou e mantem desde então a Escola de Circo de Anápolis, com aulas regulares de técnicas circenses e uma vasta programação de oficinas, workshops e espetáculos. O mais recente espetáculo da companhia, "Nas Alturas: Inventando Moda", é uma celebração lúdica e afetiva das culturas populares. A montagem gratuita, contemplada pela Lei Federal Paulo Gustavo e apoiada pela Secretaria de Estado da Cultura de Goiás, percorreu espaços como o Parque Ipiranga, a APAE e a Associação Pestalozzi de Anápolis.

Narrado pelos palhaços Siriema (Amanda Ricoldi), Mutamba (Zeck Mutamba) e Marelo (Benjamin), o espetáculo revisita brinquedos, engenhocas e a tradição da palhaçaria com humor e poesia, reunindo pesquisa, memória e magia em cena.

Ao longo dos anos, a Cia Boca do Lixo desenvolveu uma presença consistente no cenário cultural, aproximando o público da arte popular e reforçando o compromisso com pautas socioambientais, educação e arte cidadã. Parceiros do Encontro de Culturas desde as primeiras edições, nos 25 anos deste evento, se apresentam reforçando os encontros possíveis neste espaço de partilha e celebração das artes cênicas e orais.



   

Casa de Cultura Cavaleiro de Jorge. Direitos reservados.