São João D'Aliança é um município que teve seu início como um minúsculo povoado, com duas casas e uma capela dedicada a São João Batista. O povoado pertencia ao Município do Forte e se chamava Capetinga.
Por ali atravessou a Coluna Prestes, passando por trilhas cavaleiras com uma comitiva de políticos. Na época, ponto de apoio da Aliança Liberal, o município teve seu nome modificado.
Antes parte do município do Forte, São João D’Aliança, agora como cidade, passou a reproduzir as festas tradicionais do mesmo. A Caçada da Rainha foi uma das manifestações de cultura popular adotada também pelos moradores da cidade.
Conta-se que a festa começou como forma de homenagear a Princesa Isabel pela alforria dada aos negros escravizados. Depois de um período de 30 anos de manutenção da manifestação, a festa deixou de ser praticada na cidade.
O resgate da Caçada da Rainha começou em 2007, quando um grupo de jovens de São João D’ Aliança participou do curso de Gestão e Sustentabilidade oferecido pela Escola Bioma do Cerrado. Na conclusão do curso, fizeram uma pesquisa sobre a festa e apresentaram a Caçada da Rainha como trabalho de final.
Desde então, a festa tem tomado o calendário oficial da cidade com o apoio do poder público, da igreja e da comunidade local e regional, que passou a circular na cidade durante a festa.
REFERÊNCIAS
COELHO, Michelle Franco. São João: a aliança entre o natural e o cultural. 2009.
http://jbb.ibict.br/handle/1/1235
LOPES, Luciana Figueiredo Bomfim. Pelas águas de São João: das representações sociais do ambiente à perspectiva relacional. 2007.
http://repositorio.unb.br/handle/10482/2577