Cavalo Marinho Boi Maneiro de Itambé com Maracatu Rural
Cultura tradicional

Cavalo Marinho Boi Maneiro de Itambé com Maracatu Rural

O Cavalo Marinho Boi Maneiro nasceu em 28 de julho de 2012, na Praça da Jaqueira, em frente ao estádio de futebol da cidade. Sua fundação representa a continuidade de uma tradição enraizada na cultura popular nordestina, uma semente plantada e semeada pelos grandes mestres que hoje brilham como estrelas no céu: Mestre Nerzinho, Mestre Duda Bilau, Mestre Lelé, Mestre Toinho e Mestre Joel da Rabeca.


A brincadeira mantém viva a herança desses mestres através da força dos seus atuais guardiões: Mestre Zé Toadeiro (José Antonio Alvez), responsável pelo ritmo e pela voz do banco, e Mestre Pinto (João Tavares da Silva), que conduz as pisadas, coreografias e corpos das figuras (personagens). Juntos, eles sustentam a tradição do Boi Maneiro, transmitindo saberes para seus folgazões, brincantes e sambadores.

Mais que um grupo, o Cavalo Marinho Boi Maneiro é um elo entre passado, presente e futuro. É resistência cultural que celebra a memória dos mestres ancestrais e afirma a força da cultura popular em sua expressão mais genuína, reunindo música, dança, poesia e teatralidade em uma festa de cores e ritmos.

Ouça o CD COMPLETO:




   

Casa de Cultura Cavaleiro de Jorge. Direitos reservados.