A Congada de Monte Alegre em louvor a Nossa Senhora do Rosário faz parte da Festa do Reinado, realizada em todo dia 23 de julho, em Monte Alegre (GO). Registros apontam que os festejos começaram há cerca de 270 anos, mas não se sabe como foram criados.
Os festejos são organizados pelos festeiros, que sorteiam o rei e a rainha a cada ano. Além disso, cavalaria, congada, escravos, damas e carruagens também integram a festa. Na frente da igreja, todos compartilham farofas e refrigerantes.
A tradição se mistura também à Caçada da Rainha. E logo após a Festa do Reinado ocorre o Reinado da Cachaça, festa profana que segue o festejo religioso.
A Congada, ou dança dos Congos, teve sua origem na história da poderosa rainha africana Njinga, de Angola, morta em 1663. Consiste num culto festivo a Nossa Senhora do Rosário, protetora dos negros, repetido anualmente com comida farta, bebida e música. Seu roteiro ritual inclui a coroação do rei e da rainha do Congo, realizada em muitos municípios do estado de Goiás.
O Congo de Monte Alegre participou do XI e XV Encontro de Culturas Tradicionais da Chapada dos Veadeiros, em 2011 e 2015.
REFERÊNCIAS
DE ALMEIDA, Maria Geralda. A FESTA DA CAÇADA DA RAINHA E A CRIAÇÃO DE LUGAR TURÍSTICO EM MONTE ALEGRE DE GOIÁS-BRASIL. http://148.228.173.140/topofiliaNew/assets/afestadacacadadarainhatopofiliasemresumoingles.pdf