O coral de Jovens do Povo Fulni-ô nasceu das iniciativas do Coletivo Fulni-ô de Cinema, durante a comemoração da tradicional Festa da Aldeia do Povo Fulni-ô: Semana de arte e Cultura, que acontece todos os anos, no mês de fevereiro.
O Coral de Jovens Fulni-ô participará do XX Encontro de Culturas Tradicionais da Chapada dos Veadeiros, com seus potentes cantos na língua Yaathe.
Os Fulni-ô também são conhecidos na literatura histórica como Carnijós ou Carijós.
Durante algum tempo, foram considerados os últimos descendentes dos Kariri, que também habitavam aquela região do alto e médio São Francisco. Porém, com um estudo mais aprofundado sobre a língua dessas etnias, percebeu-se que há uma considerável diferença entre elas, descartando a teoria da descendência. Segundo depoimentos dos próprios indígenas, o povo Fulni-ô é constituído por cinco outras etnias que se uniram e se fortaleceram como povo Fulni-ô. São elas: Tapuya, Carnijós, Foklassa, Brogadá ou Fola.
Atualmente, essa etnia tem grande relação com o mundo da população não indígena, uma vez que a cidade de Águas Belas foi fundada dentro do território indígena Fulni-ô, o que alterou sua organização e cultura. Diante da seca que impede a agricultura de subsistência, este povo passou a ter no artesanato e nas apresentações culturais os principais caminhos para sua manutenção econômica.