Pernambucanos de Arco Verde, o Cordel do Fogo Encantado iniciou a apresentação de seus espetáculos em 1997. Desde então, a banda cresceu se apresentando em todo o estado de Pernambuco até se tornarem conhecidos nacionalmente. A apresentação dos shows do Cordel são marcadas por um grande espetáculo de luz, cores e sons que se misturam as letras marcadas pela literatura que marca a região pernambucana.
ÁGUA DO TEMPO
O novo show do Cordel do Fogo Encantado, ÁGUA DO TEMPO, narra a trajetória criativa do grupo. Celebrando suas principais entidades referenciais. Revivendo seus primeiros fundamentos artísticos ligados à poesia e ao teatro. E, também, atravessando as suas descobertas de uma música inventiva, influenciada pela experiência com produtores musicais nos seus 4 discos autorais, como Naná Vasconcelos, Carlos Eduardo Miranda e Fernando Catatau. Por fim, a presença dos novos caminhos, na apresentação de duas músicas inéditas, novos textos e poesias e rearranjos dos clássicos da banda.
Evocando as palavras "água", principal imagem representativa do grupo, e "tempo", que traduz o movimento da vida e da construção artística, o Cordel do Fogo Encantado decanta sua própria história nesse novo show. Na ÁGUA DO TEMPO, apresentação de aproximadamente 1hora e 15 minutos de duração, a formação original do Cordel do Fogo Encantado, com Lirinha, Clayton Barros e Emerson Calado, de Arcoverde, sertão pernambucano, e Nego Henrique e Rafa Almeida, do Morro da Conceição, zona norte da capital Recife, unem-se aos arranjos vocais e interpretação performática da convidada especial Gabi da Pele Preta.
O elaborado projeto de iluminação e cenografia deste novo espetáculo, característica marcante trabalhada pela banda ao longo dos seus projetos cênicos musicais, também acompanha o desenvolvimento da narrativa ÁGUA DO TEMPO, com palavras extraídas de poemas e projetadas em diferentes estruturas do palco, e reelaborações de cenas e imagens que fizeram parte das montagens anteriores do grupo.