Dane de Jade
Personagem

Dane de Jade

Rosiane Bezerra de Oliveira, conhecida artisticamente como Dane de Jade, é atriz-pesquisadora, produtora, arte-educadora, radialista e gestora cultural, com uma sólida carreira dedicada às artes, à cultura e à educação.

Graduada em Ciências Biológicas pela Universidade Regional do Cariri (URCA), possui múltiplas especializações: Arte-Educação (URCA), Gestão Estratégica nas Organizações do Terceiro Setor (UECE) e Permacultura (UFCA), além de cursos de extensão em gestão cultural em parceria com a UFCA e o Ministério da Cultura (MinC). É Mestre em Música (Musicologia/Etnomusicologia) pela UFPR e doutoranda em Estudos Artísticos pela Universidade de Coimbra, em Portugal.

É fundadora e presidenta da ONG BEATOS – Base Educacional de Ação e Trabalho de Organização Social, que integra saberes tradicionais e práticas contemporâneas. Criou o Festival Internacional de Máscaras do Cariri (FIMC) e coordenou a Escola Vila da Música e o Escritório Regional de Cultura da Secult Ceará/Cariri. Atualmente, é diretora de intercâmbio, promoção e pesquisa da Escola de Saberes de Barbalha (ESBA).

Atuação profissional e institucional

- Diretora do Departamento de Promoção, Difusão e Ação Sociocultural da Fundação Cultural J. de Figueiredo Filho (Crato-CE);

- Gerente de Cultura do Sesc Ceará, onde estruturou o Programa Cultura e criou a Mostra SESC Cariri de Culturas;

- Secretária de Cultura de Crato/CE (2013–2017);

- Conselheira do Conselho Nacional de Política Cultural (CNPC – 2013 a 2018);

- Membro do Conselho Estadual de Política Cultural do Ceará;

Atuou em núcleos curatoriais de importantes iniciativas, como o Prêmio Myriam Muniz, Programa Petrobras Cultural, Palco Giratório, Projeto Sonora Brasil, Projeto Mestres Navegantes, além de festivais nacionais e internacionais como Festival de Curitiba, Festival de Guaramiranga, Feverestival, Cena Brasil Internacional, Festival do Rio Preto, Verão Cênico/BA, entre outros.

Dane de Jade já representou o Brasil em atividades culturais em países como Itália, Portugal, Turquia, Escócia, México, Cuba, Espanha, França, Argentina, Colômbia, Canadá e Cabo Verde. Participou do Festival de Edimburgo (Escócia), da Rede de Programadores Conexões Latinas (Buenos Aires) e da ISPA – International Society for the Performing Arts. Realizou curadoria para o Ano França/Brasil (Universidade de Poitiers) e criou a Mostra Luso-Brasileira em Coimbra (Portugal) e o Festival de Antônio Cardoso (BA).


   

Casa de Cultura Cavaleiro de Jorge. Direitos reservados.