Fabiano Medeiros
Personagem

Fabiano Medeiros

Fabiano Medeiros é maestro, músico, compositor, arranjador, diretor musical e produtor. Atua também como educador musical, ensinando história da música ocidental, percepção musical, teoria e música afro-brasileira, além de musico-terapeuta comunitário e apreciador musical.

Fundador e maestro da Orquestra Popular Marafreboi, em Brasília, grupo que valoriza gêneros como frevo, coco, xote, baião, ciranda, maracatu, choro, cavalo-marinho, tambor de crioula e cacuriáDesde 2024, é maestro da Choro Popular Orquestra, dedicada à valorização do choro brasileiro. Em 2018, idealizou e criou a Orquestra Sinfônica Zumbi dos Palmares, projeto com formação sinfônica.

Exerceu direção musical em eventos como a 8ª Mostra Dulcina de Teatro, celebrando o centenário de Dulcina de Morais (1908–2008).

Reconhecimento e carreira

Conquistou o 2º lugar como intérprete no Festival de Música Instrumental Brasileira do SESC (2002). Foi 1º clarinetista da Orquestra Filarmônica de Brasília entre 1992 e 2016. Compositor do Hino da cidade de Recanto das Emas, em 1995. Sua orquestra mantém forte presença digital e realizações públicas, como ensaios abertos e turnês nacionais com a Orquestra Popular Marafreboi.

Com mais de três décadas de dedicação à música e à educação cultural, Maestro Fabiano Medeiros figura como um importante protagonista da música instrumental brasileira. Sua atuação abrange pesquisa, ensino, criação e salvaguarda dos ritmos tradicionais, consolidando-se como referência na cena cultural de Brasília e em todo o país.

   

Casa de Cultura Cavaleiro de Jorge. Direitos reservados.