Höröyá
Artista popular

Höröyá

Höröyá é um grupo de música instrumental da cidade de São Paulo, fundado em 2015 por André Piruka, compositor, arranjador e multi-instrumentista. É composto por 10 integrantes, entre brasileiros e senegaleses, que têm como influências culturas tradicionais de países do oeste africano como Guiné, Mali e Senegal; algumas vertentes afro-brasileiras, com foco nos Candomblés Ketu e Nagô; e o afrobeat da Nigéria e de Gana e a musicalidade afro norte-americana, como o funk e o jazz.

O grupo possui 4 discos: Höröyá (2016) e Pan Bras’Afree’Ke, Vol. 1 (2017), Pan Bras’Afree’Ke Vol.2 (2019) e em 2022 lança seu quarto álbum “Grigri Ba”.

Sua sonoridade é composta por instrumentos tradicionais africanos como ngoni, dunun, djembe, balafon, krin, sabar e tama soando junto com a brasilidade dos atabaques, berimbaus e cuíca e a contemporaneidade de guitarras, saxofones, baixo e trompetes. Desta forma, o grupo propõe uma nova musicalidade, ressignificando origens e influências das matrizes africanas.

Höröyá é uma palavra de origem Mandeng, cultura do oeste da África, que significa “liberdade”, “autonomia”, “dignidade” e foi o termo usado durante a luta anti-colonialista na Guiné, para a afirmação de seus caminhos e ideais.




   

Casa de Cultura Cavaleiro de Jorge. Direitos reservados.