Levi Ramiro
Cultura tradicional

Levi Ramiro

Nascido em Uru, no interior paulista, o violeiro Levi Ramiro traz em suas composições a simplicidade da vida interiorana e a humildade do homem do campo. Ele começou sua carreira como cantor e compositor, tendo o violão como principal instrumento. Porém, a partir de 1995, adotou a viola para entoar seus cantos. Com essa mudança, ampliou seu repertório musical e entrou ainda mais em contato com sua terra.


Desde 1997, o violeiro se apresenta em shows, festivais e programas de rádio e TV. Entre 2009 e 2010, foi anfitrião de um projeto intitulado "Circuito Syngenta de Viola Instrumental". O grupo viabilizou 21 apresentações por todo o Brasil, com violeiros de várias regiões que escolheram a viola instrumental como forma de expressar sua arte.

Além do seu trabalho como músico, Levi também é reconhecido por ser artesão e fabricar seus próprios instrumentos. Ele usa materiais como cabaça e madeira reciclada, que não são muito comuns na montagem dessas peças. A oficina montada em sua própria casa, na cidade de Pirajuí, é o espaço utilizado para a criação dos instrumentos.


   

Casa de Cultura Cavaleiro de Jorge. Direitos reservados.