Lucas Alves de Vasconcelos
Personagem

Lucas Alves de Vasconcelos

Lucas Alves de Vasconcelos é produtor cultural, gestor de turismo e curador de mestres da cultura popular pernambucana, com atuação desde 2006 junto às tradições da mata, do agreste e do sertão de Pernambuco. Sua trajetória é marcada pelo engajamento em políticas públicas, pela valorização dos saberes tradicionais e pela criação de espaços de salvaguarda da memória cultural.

Foi conselheiro do Conselho Estadual de Políticas Culturais de Pernambuco, eleito em 2016 como representante da Zona da Mata com o maior número de votos daquela edição. Entre 2007 e 2008, atuou como Secretário de Políticas Sociais do Município de Glória do Goitá e também como auxiliar da Diretoria de Cultura local. Participou da elaboração do Plano Nacional de Cultura, em Brasília, em 2006, como delegado representante da Zona da Mata pernambucana, e esteve presente em diversas conferências estaduais e nacionais de cultura, incluindo a coordenação da IV Conferência de Cultura de Pernambuco.

No campo da valorização das culturas populares, integrou a comissão de seleção do Prêmio Culturas Populares 2009 – Edição Mestra Dona Izabel, promovido pelo Ministério da Cultura. É um dos idealizadores e atualmente diretor do Sítio Histórico e Museu do Cavalo-Marinho, inaugurado em 2006 no Sítio Malícia, zona rural de Glória do Goitá, em parceria com o Mestre Zé de Bibi (Patrimônio Vivo de Pernambuco) e a pesquisadora Verônica Morais. Esse trabalho recebeu em 2009 o Prêmio Rodrigo Melo Franco de Andrade, do Ministério da Cultura e do IPHAN, na categoria Salvaguarda de Bens de Natureza Imaterial, um dos maiores reconhecimentos nacionais da área.

Sua atuação também se estendeu à gestão municipal, exercendo o cargo de Secretário de Cultura da cidade de Gravatá (PE). Em todos esses espaços, Lucas Alves de Vasconcelos reafirma seu compromisso com a salvaguarda do patrimônio imaterial brasileiro, o fortalecimento das culturas populares e o reconhecimento dos mestres e mestras que mantêm vivas as tradições de Pernambuco.


   

Casa de Cultura Cavaleiro de Jorge. Direitos reservados.