Makota Kidoiale
Personagem

Makota Kidoiale

Makota Kidoiale é uma importante liderança quilombola, referência na valorização e preservação dos saberes ancestrais afro-brasileiros. Iniciada no terreiro aos 39 anos, ela construiu sua trajetória de atuação entre a vivência espiritual, o engajamento comunitário e o ensino acadêmico, tornando-se um elo entre tradição e contemporaneidade.

Atualmente, é coordenadora de Cultura Popular e Tradicional do Kilombu Manzo, em Belo Horizonte (MG), onde promove ações de fortalecimento da identidade quilombola, da resistência cultural e da salvaguarda das práticas tradicionais. Sua atuação também se estende ao espaço acadêmico, como Mestra e professora do Programa de Formação Transversal em Saberes Tradicionais da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), no qual compartilha e transmite conhecimentos ancestrais a partir da perspectiva da oralidade, da experiência e da vivência comunitária.

No campo político e institucional, Makota Kidoiale é diretora da Federação Estadual Quilombola – Ngolo, e integra o Conselho Nacional dos Povos e Comunidades Tradicionais do Meio Ambiente (CNPCT), espaços em que contribui para a formulação de políticas públicas e estratégias de valorização dos povos tradicionais. Ela também atua na Cátedra dos Mestres Tradicionais da UFMG, fortalecendo o diálogo entre os saberes populares e o ambiente acadêmico.

Sua luta é marcada pela defesa das ações afirmativas dentro e fora das comunidades tradicionais, sempre com o objetivo de transmitir os conhecimentos da ancestralidade negra, quebrando barreiras e enfrentando preconceitos contra a população afrodescendente. Ao articular memória, espiritualidade e militância, Makota Kidoiale contribui para o fortalecimento da cidadania, pautada no respeito à diversidade, às diferenças e à dignidade dos povos tradicionais.

   

Casa de Cultura Cavaleiro de Jorge. Direitos reservados.