Mestra D´oci
Personagem

Mestra D´oci

Maria dos Anjos Mendes Gomes, conhecida como Mestra D´oci, é uma griô de tradição oral, natural da Bahia e há mais de duas décadas residente no Vale do Gramame, zona rural de João Pessoa (PB). Com formação acadêmica em Letras pela Universidade Federal da Bahia (UFBA) e Especialização em Educação de Adultos pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB), construiu uma trajetória que une o saber acadêmico aos conhecimentos ancestrais e comunitários.

Reconhecida nacionalmente como Mestra Griô, já integrou a Comissão Nacional de Griôs e Mestres, participa do Conselho de Mestres da Escola de Formação na Pedagogia Griô e é membro da Rede Nacional de Pontos de Cultura e Memória Rurais, espaços onde atua na valorização da memória, da oralidade e da tradição popular.

Em 2004, fundou no Vale do Gramame a Escola Viva Olho do Tempo, que se tornou Ponto de Cultura e Ponto de Memória. A instituição atende atualmente cerca de 150 crianças e adolescentes, oferecendo atividades que integram cultura, educação, inclusão digital, artes, música, oralidade e meio ambiente. A proposta da Olho do Tempo é despertar nos moradores do território o direito de sonhar, o sentimento de pertencimento, a valorização dos bens naturais e culturais e a religação com a natureza, numa “construção coletiva do fazer e do cuidar”, como define a própria Mestra D´oci.

Nas suas contações de histórias e vivências comunitárias, Mestra D´oci semeia a ideia de uma educação de encantamento, que valoriza a tradição oral e o saber popular, utilizando brincadeiras, música e narrativas como ferramentas de transformação. Seu trabalho vem despertando mestres e moradores do Vale do Gramame para a valorização de suas histórias, de seu patrimônio cultural e para a realização de seus sonhos, sempre em busca de uma vida com mais dignidade e qualidade.

D´oci é por demais chamada — uma mestra da palavra, da escuta e da partilha, que inspira gerações com a força da ancestralidade e do sonho coletivo.


   

Casa de Cultura Cavaleiro de Jorge. Direitos reservados.