Mestre Bebê
Personagem

Mestre Bebê

Manoel Francisco Gonçalves, conhecido como Mestre Bebê, é referência da cultura popular catarinense, reconhecido como mestre do Mar e do Boi de Mamão. Natural da comunidade da Costa da Lagoa, em Florianópolis (SC), vive há mais de 60 anos na Barra da Lagoa, território onde construiu sua trajetória de vida e de cultura.


Casado com a Mestra Ivone Gonçalves, Mestre Bebê fundou, na década de 1980, o grupo de idosos Primavera, iniciativa voltada à vivência e difusão das danças e cantos tradicionais da comunidade. Em 1991, criou a Associação Cultural Grupo Arreda Boi, entidade dedicada à brincadeira do Boi de Mamão, que se consolidou como Ponto de Cultura em 2009, tornando-se um dos principais espaços de preservação das tradições do litoral catarinense.

Como compositor de cantigas populares, artesão e animador cultural, Mestre Bebê mantém viva a memória e a prática comunitária. É responsável pela confecção de redes de pesca artesanal, incluindo a rede que compõe o cenário dos espetáculos de danças tradicionais, além de confeccionar adereços para os bonecos do Boi de Mamão. Na brincadeira, atua na “re-percussão” musical - como ele próprio define, e também como benzedor, reafirmando os vínculos entre espiritualidade, música e tradição.

Atualmente, exerce o cargo de tesoureiro da Associação Cultural Arreda Boi e segue como um de seus pilares, garantindo a continuidade e o fortalecimento do Boi de Mamão e das tradições da Barra da Lagoa. Sua vida e obra representam a resistência, a alegria e a ancestralidade que fazem do Boi um símbolo da identidade cultural de Santa Catarina.

   

Casa de Cultura Cavaleiro de Jorge. Direitos reservados.