Mestre Gil do Jongo
Artista popular

Mestre Gil do Jongo

Gilberto Augusto da Silva, nascido em 27 de setembro de 1962, na cidade de São Paulo, é uma liderança de destaque do Jongo de Piquete (SP), manifestação cultural afro-brasileira essencialmente ligada às tradições rurais e ao samba de raiz.

Desde criança, dividia seu tempo entre a capital paulista e Piquete, no Vale do Paraíba, onde foi criado por seu avô. Foi ali que manifestou cedo sua aptidão pela música e arte popular: ainda estudante, criou um coral e a primeira fanfarra infantil do município.

Artista-político e preservador de memória, Mestre Gil participou ativamente da revitalização das práticas jongueiras através da juventude, contribuindo para assegurar a continuidade do Jongo na região. Além disso, representou a cultura popular no Fórum para as Culturas Populares e Tradicionais (FCPT), ocupando o cargo de secretário, ao lado de outras lideranças expressivas.

Sua trajetória alia atuação comunitária, advocacy cultural e educação. Por meio de seus gestos, Mestre Gil mantém viva a tradição do Jongo no Sudeste, reconhecida como Patrimônio Cultural Imaterial do Brasil e objeto de revalidação monitorada pelo IPHAN. Em sua fala sobre a cultura local, desvelou vestígios do extinto Código Municipal de 1893, que criminalizava batuques e sambas, revelando as lutas históricas pela sobrevivência dessas expressões populares.


   

Casa de Cultura Cavaleiro de Jorge. Direitos reservados.