Mestre Vermelho
Personagem

Mestre Vermelho

Vanderly de Oliveira, conhecido como Mestre Vermelho, é um dos principais difusores da Capoeira Angola em Goiás. Sócio fundador e presidente da Associação de Capoeira Angola do Estado de Goiás – Grupo Só Angola, é também coordenador do Ponto de Cultura Buracão da Arte, espaços que têm como missão valorizar e difundir a capoeira e suas conexões com a cultura popular brasileira.

Iniciou sua trajetória na capoeira em 1981, em Goiânia (GO), treinando na Academia Cordão de Ouro com o Mestre Zumbi. Em 1986, seguiu para Salvador (BA), em busca dos fundamentos da capoeira angola. Lá, foi discípulo de Mestre Boca Rica, além de conviver e aprender com nomes históricos como Mestre Valdemar, Mestre João Grande, Mestre João Pequeno e o Grupo Filhos de Angola de Cosme de Faria.

O reconhecimento oficial de sua maestria veio em 1997, quando recebeu de seu mestre Boca Rica, em Salvador, o título de Mestre de Capoeira Angola. Em 1988, fundou o grupo Só Angola, primeiro coletivo a difundir e sistematizar a prática da capoeira angola em Goiás, consolidando uma linhagem de respeito, tradição e resistência.

Hoje, além de ser referência como mestre de capoeira angola, Mestre Vermelho também se dedica à construção e ao ensino de instrumentos de percussão como luthier. Sua atuação no campo artístico se expande ainda para a música: é vocalista do grupo Angoleiros do Samba Chula, reafirmando a ligação profunda entre a capoeira, o samba e a ancestralidade afro-brasileira.

Com mais de quatro décadas de dedicação, Mestre Vermelho é reconhecido como guardião de saberes tradicionais, articulando ensino, pesquisa, prática e arte na transmissão da capoeira angola e de sua riqueza cultural às novas gerações.

   

Casa de Cultura Cavaleiro de Jorge. Direitos reservados.