Odete Pilar
Artista popular

Odete Pilar

Odete Josefa da Conceição Souza, mais conhecida como Odete de Pilar, nasceu em Pilar (PB) e cresceu em meio às manifestações culturais da região de Sapé, Paraíba, entre elas, a Ciranda e o Coco de Roda. Aprendeu a cantar ainda criança, com seu pai, também coquista. Hoje, ela é uma das principais vozes da música paraibana.

Desde 1992, os cocos e as cirandas de Odete de Pilar têm provocado um grande efeito em quem os conhece. Os primeiros registros digitais da voz de Odete e de seus versos, que por sua vez possuem a força poético-musical e especificidades de construção capazes de seduzir os seus ouvintes, datam de 1998. No ano de 2008, o Coletivo de Cultura e Educação Meio do Mundo se dirigiu ao Sítio Lagoa do Gonçalo, zona rural de Pilar (PB), onde Odete reside. 


Por meio deste encontro, várias cirandas e cocos criados por Odete, seu irmão João Manoel e seu primo, Antonio Messias, foram ouvidos e gravados. Odete e João Manoel selecionaram o repertório que deu origem ao CD SERENA SERENÁ - Cocos e Cirandas de ODETE. Além dos registros fonográficos realizados no sítio, outros fonogramas, gravados na capital paraibana, João Pessoa, também foram inseridos no disco.

Deste modo, o repertório de Odete, com composições de sua autoria, de seu irmão João Manoel e do primo, Antonio Messias, não se encontra restrito apenas àqueles que participam do convívio comunitário em Pilar nem dos que podem ter acesso às suas raras apresentações públicas fora de sua terra natal. 

Para a cantora pernambucana Alessandra Leão, o tempo suspira quando Odete canta. “Compus e gravei uma música pra ela no meu primeiro disco e só nos conhecemos anos depois. A tenho como uma amiga querida. Odete é luminosa”. Ouça a música:

Odete Pilar participará do XX Encontro de Culturas Tradicionais da Chapada dos Veadeiros, edição virtual, no dia 8 de agosto, junto às Ceguinhas de Campina Grande.

   

Casa de Cultura Cavaleiro de Jorge. Direitos reservados.