Pé de Cerrado
Cultura tradicional

Pé de Cerrado

Pé de Cerrado é um grupo brasiliense, iniciado em 1999, após seus primeiros integrantes realizarem a trilha sonora da peça A Pena e a Lei, de Ariano Suassuna, ainda recém-formados pela Escola de Teatro Dulcina de Morais.

É formado por multi-instrumentistas, atores e pesquisadores da cultura brasileira: Pablo Ravi (voz, sanfona e percussão), Bruno Berê (violão, guitarra e percussão), Fernando Rodrigues (baixo, percussão e voz), Bruno Ribeiro (vocal e percussão), Pedro Tupã (percussão), Clênio Guimarães (percussão), Davi Abreu (flauta e pífano), Irmãos Saúde (personagens brincantes) e Renato Nunes (diretor de palco, roadie, músico e produtor).


O grupo busca retratar a cultura brasileira de diversas formas, envolvendo o público no espetáculo que soma teatro, poesia, dança, música e circo.

O Pé de Cerrado bebe na fonte da cultura popular brasileira de um modo geral, somando influências de Luiz Gonzaga, Antônio Nóbrega, Quinteto Violado e Hermeto Pascoal. Todo esse conhecimento vem atrelado a uma pesquisa sobre a cultura popular brasileira, desenvolvida pelo grupo.

Somado a isso, os multi-instrumentistas trazem uma bagagem especial de projetos sociais e espetáculos. Dentre as formas de disseminação da cultura regional de cada canto do país, o Pé de Cerrado desenvolveu projetos como Pé na Escola, O Pé Convida e Ensaio Aberto, todos realizados em Brasília.


O grupo tem integrantes que exploram as diversas formas de arte, portanto, são bailarinos, artistas circenses, multi-instrumentistas e atores que trazem no repertório espetáculos como Os Brincantes, que convida o público a relembrar a infância com diversas brincadeiras misturadas aos ritmos genuinamente brasileiros.

Outra especialidade do grupo é o espetáculo Cultura Candanga, que homenageia a capital federal pelos seus 52 anos, trazendo o espírito de espontaneidade e as características do candango, que representa uma mistura de diversas regiões do país.

   

Casa de Cultura Cavaleiro de Jorge. Direitos reservados.