Raimunda Maria Rodrigues Santos
Personagem

Raimunda Maria Rodrigues Santos

Raimunda Maria Rodrigues Santos é professora da Educação Básica, Técnica e Tecnológica no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Roraima (IFRR), conselheira estadual de cultura e pesquisadora dedicada às culturas populares e indígenas. Natural de Roraima, foi eleita pela setorial de culturas populares e indígenas para compor o Conselho Estadual de Cultura no interstício de 2023 a 2027.

É graduada em Letras pela UFRR, mestre em Educação, Administração e Comunicação pela UNIMARCOS (SP) e doutora em Ciências Sociais pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos). Em 2025, concluiu o Curso de Especialização em Culturas Tradicionais e Populares, oferecido na modalidade EAD em parceria entre o Pontão da Rede de Culturas Populares e Tradicionais (MinC), a Universidade Regional do Cariri (URCA) e o Centro Nacional de Folclore e Cultura Popular (CNFCP).

Na área da educação, Raimunda tem ampla experiência na articulação de políticas voltadas para os povos originários. Foi Coordenadora Adjunta da Ação Saberes Indígenas na Escola entre 2016 e 2019, e assumiu a Coordenação Geral do programa de 2023 a 2024, na condição de bolsista. Também integrou o Comitê Gestor de Políticas de Educação Escolar Indígena – Ikapî, representando o Campus Boa Vista, e acompanhou a aplicação da Lei nº 12.711/2012 (Lei de Cotas) como membro da Comissão de Heteroidentificação do Campus Boa Vista/IFRR (2018–2023).

Além da docência e da pesquisa, Raimunda participa ativamente de coletivos culturais como o Confluência Roda de Prosa e o Encruzilhada: Gestão Cultural & Pesquisa, nos quais atua como brincante, aprendiz e pesquisadora das culturas populares e tradicionais. Sua trajetória evidencia o compromisso com a valorização da diversidade cultural, a educação intercultural e a construção de políticas públicas para os povos indígenas e comunidades tradicionais no Brasil.

   

Casa de Cultura Cavaleiro de Jorge. Direitos reservados.