Trio Tundá
Artista popular

Trio Tundá

O Trio Tundá nasceu no coração da Chapada dos Veadeiros há quatro anos, e desde então conquistou seu espaço pela fusão entre a riqueza da música brasileira, a liberdade criativa do jazz e a virtuosidade de três músicos com mais de 15 anos de carreira. No palco, o grupo transforma cada apresentação em uma experiência única deixando sua marca em festivais e eventos de destaque, como o Festival de Jazz da Vila, a abertura do show de Amaro Freitas no XXII Encontro de Culturas Tradicionais. Além de apresentações memoráveis em celebrações como o aniversário da cidade de Alto Paraíso de Goiás.


O trio é formado por três músicos de diferentes origens que escolheram a Chapada como lar e ponto de encontro artístico:

Renato Segredo (guitarra)

Nascido na Vila de São Jorge, iniciou-se na música aos seis anos tocando violão. Mais tarde, aprofundou seus estudos em guitarra, blues, rock, jazz e música popular brasileira, tornando-se um dos músicos mais reconhecidos da região. Participou de festivais como Moonstock, Violeiros do Alto, Encontro de Culturas, FIGO, Raizama Experimental, Festival Coma e Festival Ilumina. Atuou também no projeto Turma Que Faz, ensinando violão e viola caipira a crianças e adolescentes, além de compor trilhas para teatro e operetas.

Flávio Marciano (baixo)

Natural de Uberlândia (MG), é músico, compositor, arranjador e produtor musical. Formado no Conservatório Cora Pavan Capparelli, desenvolve um trabalho autoral que une a música preta brasileira, os tambores ancestrais e a energia do rock. Já se apresentou em festivais como Bananada, Vaca Amarela, COMA e Cinefest São Jorge, além de integrar projetos como o Invenção Brasileira e o Festival Ilumina. Em 2022 lançou o projeto autoral Aos Corações Levianos, premiado pela Lei Aldir Blanc.

Raphael Mosquito (bateria e percussão)

Paulistano radicado em Alto Paraíso de Goiás desde 2019, é baterista, percussionista e compositor. Sua musicalidade dialoga com a Capoeira e os batuques afro-brasileiros, sacros e profanos. Já se apresentou em espaços como o Encontro de Culturas Tradicionais, Festival Ilumina, CineFest São Jorge, Casa Natura Musical, SESCs e Sofar Sounds, além de acompanhar artistas como Conrado Pera, Marcéus, Brenda Sena e Goiaba Tranquilo. Atualmente, integra também os grupos Dois na Brisa, Chapada Samba Clube, Coco de Mariô e ChapaTrio.

Brasis em Brasa – Primeiro EP

Em 2025, o Trio Tundá lança seu primeiro EP, Brasis em Brasa, trabalho que reúne composições próprias e releituras da música instrumental brasileira. O repertório passeia por ritmos como frevo, coco, ijexá, boi, toadas de viola e samba, propondo um mergulho jazzístico e contemporâneo em sonoridades afro-indígenas que moldam a identidade musical do Brasil.

O show de lançamento, também intitulado Brasis em Brasa, transita entre tradição e experimentação, harmonia e caos, reafirmando a potência da música instrumental brasileira em sua forma mais vibrante.

Com uma sonoridade única e visceral, o Trio Tundá já soma participações em eventos como o XXIII Encontro de Culturas Tradicionais da Chapada dos Veadeiros, o Festival Jazz na Vila, o 23º Canto da Primavera e outros festivais e festejos da região. Em 2025, além do lançamento do EP, o grupo realiza turnê por Goiás e Distrito Federal com apoio da Política Nacional Aldir Blanc.

   

Casa de Cultura Cavaleiro de Jorge. Direitos reservados.