Desde os 20 anos de idade, o cantor, compositor, violeiro e arte-educador Victor Batista está na carreira musical. Nascido em Belo Horizonte, estudou canto lírico na Universidade Estadual de Minas Gerais (UFMG). Começou a carreira participando dos grupos Congá e Sarandeiros, ambos de cultura folclórica e nascidos na UFMG. Ainda em sua terra natal, o músico fez parte da Orquestra Mineira de Viola e gravou três álbuns: Além da Serra do Curral, Trem da História e Concerto Caipira.
Entre os projetos dos quais participou, fez parte de uma opereta caipira contemporânea, intitulada O Tão do Quintal. Marcou presença na Virada Cultural de São Paulo e na Contação de Causos do Sesc em Minas Gerais. Também participou de alguns Encontros de Violeiros em várias cidades do Brasil, como Ribeirão Preto, Consolação, Ipiranga, São Caetano, Santo André, Vila Mariana, Catanduva, Taubaté e Campinas. Como integrante do grupo Camerata Caipira, já se apresentou em países como Austrália, Portugal, Chile e Nova Zelândia.
Ele também trabalha o baião como parte de seu repertório. No disco Bailão Popular, traz composições que retratam a cultura camponesa dos brasileiros, usando, principalmente, a viola caipira para unir arranjos técnicos com a alegria e espontaneidade do baião.
Como arte-educador, realiza trabalhos para crianças, jovens e adultos em escolas públicas de Minas Gerais e São Paulo. Estas experiências em eventos culturais infantis, somadas às pesquisas da cultura popular, foram os fatores primordiais e suficientes para desenvolver o projeto infantil Contos de um Caipira.
Atualmente, Victor Batista reside em Pirenópolis (GO), onde atua como arte-educador, facilitando a iniciação à Flauta Doce para crianças e a viola caipira e o violão para jovens e adultos. Como cantor e instrumentista, Victor Batista viaja por todo o Brasil apresentando seus shows.
Participa do Encontro de Culturas Tradicionais da Chapada dos Veadeiros desde 2012, em apresentações solo e fazendo parte de encontros de viola no palco.
Em 2010, recebeu o Prêmio Rozini de Excelência da Viola Caipira. Em 2014, foi indicado ao Prêmio da Música Brasileira.
DISCOGRAFIA
2018 - Coração Caminhador
2013 - Manchete do Tico-Tico
2011 - En'cantando com a Biodiversidade
2004 - Além da Serra do Curral